Blog

Dúvidas Frequentes - Treinamento Funcional


Você quer começar a fazer Treinamento Funcional mas tem dúvida do que é, quem pode ou como começar? A seguir botamos algumas perguntas e respostas frequentes para você entender melhor sobre esta modalidade.


1-) O que exatamente é o Treinamento Funcional? Porque ele tem esse nome?

R: O Treinamento Funcional treina as habilidades motoras funcionais necessárias para as atividades cotidianas e ou esportivas, andar, correr, abaixar, levantar, puxar, empurrar e saltar. O Treinamento Funcional te leva a treinar o corpo como um todo, melhorando a estrutura do corpo e seu movimento para atividades simples e complexas do dia-a-dia, como limpar uma casa, subir escada carregando alguma caixa ou pegar algo do chão. O Treinamento Funcional também irá desenvolver sua musculatura e capacidade cardio respiratória para a prática de exercícios como ciclismo, futebol, vôlei, corrida e natação.

2-) Qual é a principal diferença entre o treinamento funcional e os treinamentos com aparelhos de musculação e etc?

R: No Treinamento Funcional nós utilizamos muito o peso do nosso próprio corpo e os exercícios são globais, melhorando a função muscular. Na musculação os exercícios são mais isolados com treinamentos específicos para cada músculo melhorando a forma muscular e são utilizados aparelhos específicos para desenvolver cada músculo.

3-) Quem procura esse tipo de treinamento e para quem é indicado?

R:Este tipo de treinamento é indicado para qualquer pessoa de qualquer idade, desde criança a idosos, lembrando sempre do acompanhamento de profissionais de Educação Física qualificados e respeitando sempre todas as limitações do nosso corpo.

A procura maior é de pessoas que querem diversificar suas atividades,  para pessoas que buscam sair da repetitividade da musculação e atletas que querem melhorar seu desempenho.

4-) O Treinamento Funcional é indicado para a perda de peso? Ele pode ser mais acelerado como um circuito? E definição? É fácil conseguir?

R: As aulas de treinamento funcional variam muito de acordo com o objetivo do aluno, a perda de peso é um dos principais motivos do aluno iniciar o treinamento, as aulas de circuito tem um gasto calórico muito grande possibilitando essa maior perda de peso. O outro beneficio que o treinamento proporciona é a definição muscular, quem pratica o funcional fica com o corpo bem desenhado em poucos meses.

5-) Quanto tempo é preciso para começar a ver resultados?

R: Como toda atividade física, precisamos fazer um trabalho continuo, mas com 3 meses já sentimos uma diferença significativa no nosso corpo. Lembrando que qualquer atividade física, para ter resultados visíveis, deve ser acompanhada de uma alimentação balanceada e consistência na presença dos treinamentos.

6-) Podemos dizer que o funcional trabalha o corpo todo?

Sim, o Funcional vai trabalhar o corpo de uma maneira integral, utilizando de exercícios globais. No Treinamento Funcional você irá utilizar grande parte dos agrupamentos musculares em todos os treinos.  

7-) O corpo “acostuma” com a aula? O que vocês fazem para que uma aluno de funcional continue por muito e muitos anos?

R: Nossas aulas de funcional são dinâmicas, uma aula é diferente da outra, isso faz com que o corpo não se “acostume” com o exercício e juntando com o resultado e a sensação de prazer que a atividade proporciona faz com que o aluno fique por muito tempo praticando.

8-) Existe alguma contra indicação para esse treino?

R: A única contra indicação é para a pessoa que não quer cuidar da sua saúde. O Treinamento Funcional não tem contra indicação desde que respeitemos nosso limite e feitos com profissionais qualificados.

9-) Eu percebi que a aula passa muito rápido e as vezes, nem parece que estamos fazendo exercícios, esse é o objetivo do funcional? Deixar o exercício algo mais “natural” e útil para nós?

R:Como as aulas são dinâmicas e muitos exercícios lembram atividades que fazíamos quando criança, as aulas são divertidas e parece brincadeira. As aulas também são em grupos, o que faz com que você crie amizades em sua turma, isto fará com que você tenha ainda mais prazer para vir até a academia e se exercitar.

10-) Seria importante fazer também uma reeducação alimentar?

Com certeza, atividade física e alimentação saudável andam lado a lado, para ter um resultado melhor é preciso fazer os dois, você consegue resultado fazendo um ou outro, mas juntando os dois ele vem mais rápido. É importante também sempre o acompanhamento de um Nutricionista.


Ainda assim ficou com alguma dúvida? Ligue para nós AGORA, que estamos ansiosos para te explicar tudo!

Mas ligue mesmo em? Quem sabe a sua dúvida é a mesma de outras pessoas, e assim podemos acrescenta-la aqui.

Box Funcional
(47) 32320475
atendimento@boxfuncional.com
www.boxfuncional.com


Leia também